Recomendações de Filmes

1. 12 homens e uma sentença (1957)

Dirigida por Sidney Lumet, a obra conta com as grandes atuações de Henry Fonda e Martin Balsam e parte de uma complexa questão: podemos declarar culpada uma pessoa acusada de matar o próprio pai quando onze pessoas — de um júri composto por doze — não querem acreditar em sua inocência?

Nesse cenário, o que pode fazer a diferença no veredito final é a predisposição de apenas um dos jurados para aprofundar as investigações, a fim de atestar se o réu é, de fato, responsável pelo crime. Para os futuros advogados, a dica é prestar atenção às habilidades de persuasão e argumentação que o profissional do direito deve ter e que são destacadas ao longo do filme.


2. Um sonho de liberdade (1994)

A obra conta a situação vivida por Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro acusado de matar a esposa. Após ser condenado a prisão perpétua, ele tem que encontrar meios de se acostumar à nova realidade e acaba criando laços com outro preso, Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), que recebeu a mesma sentença.


3. O silêncio dos inocentes (1991)

Nele, conhecemos o famoso serial killer Hannibal Lecter (Anthony Hopkins). Preso por crimes de assassinato e canibalismo, Hannibal é procurado pela agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) para ajudá-la a prender outro assassino, conhecido como Buffalo Bill.

Para desvendar como funciona a mente de um assassino violento e extremamente inteligente, Clarice se envolve em uma perigosa relação de manipulação com Hannibal, que planeja usá-la para sua fuga. A relação entre o criminoso e uma profissional da Lei traz boas lições aos aspirantes ao direito que, em suas carreiras, precisarão lidar com indivíduos perigosos de forma estratégica e cautelosa.


4. O segredo do seus olhos (2009)

No filme, Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um oficial de Justiça recém-aposentado que dedica seu tempo a escrever um livro relatando uma tragédia que presenciou em sua juventude: o estupro e assassinato de uma jovem.

Nesse período, Esposito reencontra o marido da vítima, que promete ajudar a encontrar o culpado do crime. Assim, a investigação é reaberta, trazendo à tona reflexões como as falhas nas averiguações judiciais que levaram ao fechamento de um caso sem solução e as consequências da justiça feita com as próprias mãos.


5. O Advogado do diabo (1997)

O filme conta a história de Kevin Lomax (Keanu Reeves), um advogado que se orgulha de jamais ter perdido um caso em toda sua carreira. Ao ser contratado por John Milton (Al Pacino), dono de uma grande empresa de advocacia de Nova York, ele se muda para a cidade com a esposa.

Na trama, que envolve problemas familiares, ambição e desaparecimentos misteriosos, o que chama atenção dos estudantes de direito é o empenho de Lomax para defender um cliente acusado de triplo assassinato.




      filmes para direito - Bing images

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolo do Curso de Direito